TOP 10 - Dicas de como prevenir um Acidente de Trabalho
Todas as pessoas podem evitar envolvimento em acidentes de trabalho, seguindo estas dez dicas simples:
1. Esteja sempre alerta sobre o trabalho:
Ser acordado e alerta o tempo todo durante o trabalho, não só evita a ocorrência de acidentes no trabalho como também irá melhorar o desempenho do trabalhador e pode até gerar-lhe uma promoção ou um aumento salarial. A maioria das pessoas que se envolvem com os acidentes de trabalho são aqueles que se sentem sonolentos durante o trabalho.
2. Vestir o uniforme exigido:
Uma pessoa que trabalha em uma fábrica tem uma chance maior de se envolver em um acidente de trabalho. Assim, ele deve ser mais vigilante sobre o uso de uniformes adequados e outras peças de vestuário e Equipamentos de Proteção Individual ao trabalhar. Nunca deixe a segurança ao acaso, por isso sempre vá trabalhar com o tipo de vestimenta adequada. Se seu trabalho exige que você use um capacete de segurança, ou um macacão especial, use!
3. Ouvir e participar ativamente dos exercícios de emergência:
Alguns locais de trabalho realizam exercícios de emergência para garantir que seus funcionários sabem o que fazer em casos de emergências, de modo a evitar acidentes. Alguns funcionários tomam essa prática como algo irrelevante então eles simplesmente olham ao redor e é um dado adquirido. Então veem, em casos de emergência que eles são os únicos que são deixados para trás em face de grave perigo por não saber como agir.
4. Perguntar sempre ao seu supervisor sobre os possíveis riscos de se fazer uma determinada tarefa:
Há trabalhadores que estão expostos ao perigo apenas fazendo suas cargas de trabalho regulares. Um trabalhador deve sempre verificar com o seu supervisor, se ele não tem certeza sobre a tarefa à mão ou se ele sente que está fazendo essa tarefa vai expô-lo a um grande perigo.
5. Nunca realize um trabalho de alto risco para o qual não for treinado:
É estúpido para alguém assumir um trabalho de alto risco, especialmente se ele não foi treinado para o trabalho. Imagine que uma pessoa inexperiente fazendo o trabalho de um bombeiro? Fazer isso não só vai expô-lo a um grande perigo, mas irá expor outras pessoas ao perigo também. Portanto o treinamento específico para trabalhos perigosos é fundamental para a segurança da equipe e qualidade dos resultados!
6. Sempre siga o programa de segurança do seu local de trabalho:
Os empregadores são responsáveis pelo bem-estar dos seus trabalhadores durante o trabalho; para isso é imprescindível que eles tenham instalado os programas de segurança que os empregados devem seguir. Os funcionários podem evitar um acidente de trabalho se eles seguirem o programa de segurança instalado pelo empregador. Procure saber das regras e fique por dentro!
7. Esteja sempre atento a possível causa de acidentes e depois denuncie à gestão:
Há trabalhadores que já estão cientes de um desastre esperando para acontecer, mas eles se recusam a ver os avisos e continuam com seu trabalho. Se você ver sinais indicadores de uma possível causa de acidente de trabalho, como um teto que está rachado ou uma escada quebrada, então você deve denunciá-lo à autoridade interna competente imediatamente. Não espere que o acidente aconteça, uma vez que pode acontecer com você!
8. Os proprietários de uma empresa deve sempre colocar placas ou regras que devem ser observadas por seus funcionários:
Cartazes e placas alertando devem estar por toda parte, porém de maneira organizada e clara, a fim de evitar um possível acidente de trabalho. Estes cartazes devem ser afixados em áreas que são altamente visíveis para os trabalhadores para que eles sejam capazes de lê-los.
9. Formação de uma equipe de emergência entre os trabalhadores:
A equipe será responsável por monitorar possíveis riscos no trabalho que podem causar um acidente. Eles também irá formular regras e regulamentos a serem observados em caso de possíveis incidentes que podem causar danos aos trabalhadores.
10. Nunca arrisque a saúde e a segurança dos empregados:
Lucro pode ser a principal motivação de uma empresa, mas eles devem ganhar o seu sustento, sem expor seus trabalhadores a riscos. Os proprietários da empresa deve sempre priorizar a saúde e segurança dos seus trabalhadores, não importa o quê.
Há uma série de medidas de precaução que os empregadores e os empregados podem tomar para evitar um acidente de trabalho. No entanto, um trabalhador que segue as medidas e procedimentos de segurança estabelecidos pelos empregadores para o local de trabalho provavelmente será capaz de prevenir futuros acidentes.
Seguindo essas dicas e muitas outras você pode evitar acidentes de trabalho. Seja amigo da vida: Seja prevencionista!
" A segurança é a essência da longevidade."
Nenhum comentário:
Postar um comentário