domingo, 6 de agosto de 2017

SEGURANÇA E SAÚDE NA EDUCAÇÃO



Integrar — ou incorporar — a SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO na educação significa abordar sistematicamente esta matéria nas salas de aula. O ideal é que passe a fazer parte da vida quotidiana de alunos, pais e funcionários.

Havendo a familiarização das crianças com o tema da segurança e saúde conforme aprendem a ler e escrever, esta questão passa a integrar naturalmente o seu modo de trabalhar, brincar e viver. Desenvolvem uma atitude positiva face à segurança e saúde que os acompanhará durante toda a sua vida profissional e pessoal.

A integração da SST em determinadas disciplinas produz melhores resultados do que ensinada como uma matéria isolada. Os exemplos de aprendizagem e da vida real baseados em atividades ajudarão a passar a mensagem adequada às crianças e aos jovens. As principais mensagens podem ser repetidas de diferentes maneiras junto de diferentes grupos etários, seja em escolas primárias ou centros de formação profissional.

A abordagem da escola como organização é o modelo ideal. O desenvolvimento desta integração em níveis de educação mais avançados é mais difícil e está menos bem desenvolvida, em especial em universidades. Contudo, aplica-se o mesmo modelo instituto como organização. Trabalhar em rede e em parceria com as autoridades competentes em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho são fatores chave para o sucesso!

Aqui no Brasil, a LEI Nº 12.645, DE 16 DE MAIO DE 2012 institui o Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas. Um pequeno passo que pode evoluir de acordo com a consciência nacional.

Nenhum comentário: